Início da Reeducação Alimentar - 02/01/10

sábado, 9 de janeiro de 2010

Caminhada

Fonte da imagem:Google imagens

Ontem voltei a fazer minhas caminhadas...porque a preguiça me consumia...Antes, quando eu caminhava e fazia minhas corridas, eu era outra pessoa.

A caminhada traz vários benefício para o corpo. Deve-se começar sempre devagar, caminhando por 20 minutos, três vezes por semana, e fazer um alongamento simples, principalmente dos membros superiores e inferiores, antes e depois da caminhada são fundamentais. Não pratique exercícios em jejum e beba água antes, durante e depois da prática. E evite andar e parar, como se estivesse passeando. Mantenha o rítmo.

Caminhar, principalmente para quem está iniciando um programa de atividades, é ideal para trabalhar a função cardiovascular, melhorando o nível de condicionamento físico; para ajudar na perda de peso e fortalecer os músculos das pernas e do bumbum; para reduzir a pressão sangüínea, os níveis de colesterol no sangue, o risco de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, stress, entre outros. Clique aqui pra saber mais.

Cuidados:
*Devemos dar preferência para o período vespertino (ao final da tarde), principalmente os portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos. Porém, quando se mantém um horário fixo, nosso organismo se adapta melhor. É de fundamental importância que a pessoa cardíaca consulte seu médico para verificar se pode exercitar-se sem riscos;
*Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um “walkman” pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar;
*O aquecimento é importante. Devemos fazer alongamentos durante 10 minutos antes e após a atividade física;
*Alimentar-se com uma fruta ou suco (não mais que 200 ml), 30 minutos antes, durante e logo após o exercício. Ingerir água filtrada somente em pequenas quantidades;Procurar um local com aclives e declives suaves (quanto mais plano melhor). No caso da bicicleta, os aclives são desejáveis para momentos de se pedalar em pé.
*Evitar sol forte e/ou frio intenso;
*Caminhar, pedalar ou nadar continuamente.
*Devemos dar preferência para caminhar, pedalar ou nadar em um período.*Ao término da atividade física devemos nos sentir bem. A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado que pare. Depois, é recomendável um contato com o médico.
Particularmente eu tenha uma tática: levo para passear minhas 2 cachorrinhas supers anciosas(uma golden retriever e uma cocker spaniel), Assim torno minha caminhada muito mais prazerosa.
Não devemos nos esquecer de sempre procurar orientação médica.


Fonte da pesquisa: http://www.faac.unesp.br/
www.cyberdiet.terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meus incentivos!